Image Alt

Quem somos

A IATA quer mostrar o Valor da Aviação

A campanha Valor da Aviação é uma iniciativa da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) para mostrar a importância da indústria da aviação para o desenvolvimento do Brasil, um país de dimensões continentais, que depende de rapidez e eficiência para levar pessoas e mercadorias pelo país e pelo mundo.

O transporte aéreo viabiliza a circulação de recursos, gerando riqueza e postos de trabalho, diretos ou indiretos, e não é só no Brasil. Estima-se que a aviação represente 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.

Há mais de 70 anos, o objetivo da IATA é criar valor e inovação para o setor aéreo, valorizando diferentes personalidades, estilos e áreas de especialização para atuar de maneira consistente e ajudar a aviação operar com segurança, eficiência e sustentabilidade. Hoje, a associação reúne 290 empresas – quase 82% de todo tráfego aéreo global.

Sua principal atividade é nivelar e adequar globalmente as práticas de aviação, garantindo que todos passageiros, trabalhadores e investidores possam confiar no setor aéreo, independente de país ou região. Assim, a IATA consolidou-se como o principal canal de cooperação em busca do benefício mundial de um setor que cresceu 100 vezes desde 1945, quando iniciamos suas práticas.

História

  • IATA foi fundada em Havana, Cuba, em abril de 1945. É o principal veículo de cooperação entre companhias aéreas na promoção de serviços aéreos seguros, confiáveis e econômicos para o benefício dos consumidores do mundo. A indústria internacional de transporte aéreo é hoje mais de 100 vezes maior do que era em 1945. Poucas indústrias podem igualar o dinamismo desse crescimento, que teria sido muito menos espetacular sem os padrões, práticas e procedimentos desenvolvidos na IATA. Na sua fundação, a IATA tinha 57 membros de 31 nações, principalmente na Europa e América do Norte.
  • Em abril de 2019, comemoramos 74 anos de trabalho em conjunto com nossas companhias aéreas associadas para tornar a aviação o negócio da liberdade.

Escritórios da IATA

  • Presente em 56 cidades de 53 países.
  • Sede: Montreal, Canadá
  • Escritório Executivo: Genebra, Suíça
  • Escritórios regionais em Amã, Pequim, Madri, Miami, Cingapura
  • Também conta com presença significativa em Bruxelas, Moscou, Joanesburgo e Washington, DC.

Alguns números

  • É composta de cerca de 290 companhias aéreas em 120 países.
  • Os membros da IATA representam 82% do tráfego aéreo total
  • Carga total movimentada por empresas aéreas associadas à IATA – 55 milhões de toneladas em 2018, das quais 38 milhões de toneladas eram internacionais
  • Total de passageiros transportados por empresas associadas à IATA em 2018 – 2,9 bilhões, dos quais 1,3 bilhões eram internacionais

Sobre a IATA

Missão

Representar, liderar e servir o setor aéreo

Visão

Trabalhando juntos para moldar o crescimento futuro de um setor de transporte aéreo seguro, seguro e sustentável que conecte e enriqueça o nosso mundo.