O setor da aviação propõe flexibilização na alocação de slots

O setor da aviação propõe flexibilização na alocação de slots

O Worldwide Airport Slot Board (WASB), conselho sobre slot de aeroportos mundiais composto pelo Conselho Internacional de Aeroportos (ACI World – Airports Council International), pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association), e pelo Worldwide Airport Coordinators Group (WWACG), divulgou uma recomendação conjunta para flexibilizar o uso de slots de aeroportos para a temporada de verão 2021 no Hemisfério Norte. As organizações pediram às autoridades do mundo todo que adotem o mais rápido possível regras temporárias de flexibilização da alocação de slots para preservar a conectividade essencial do transporte aéreo.

Como resultado do colapso na demanda devido à crise COVID-19, cerca de 65% das conexões diretas de pares de cidades desapareceram no primeiro trimestre de 2020. Aeroportos regulados por slots atendem quase metade de todos os passageiros e são a espinha dorsal da rede de companhias aéreas com voos programados em todo o mundo. Mas a recuperação será impossível enquanto não houver certeza sobre as regras de utilização e retenção de slots nos aeroportos. 

As regras de slots atuais não foram criadas para lidar com um colapso prolongado do setor. As autoridades suspenderam temporariamente as regras para o verão e o inverno de 2020 no Hemisfério Norte para dar fôlego ao setor. Porém, o tráfego aéreo internacional só deve retornar a cerca de 25% dos níveis de 2019 no verão de 2021.

Para preservar a conectividade enquanto o tráfego aéreo se recupera, é essencial um sistema mais flexível de controle de slots.

O WASB, fórum que reúne representantes da comunidade aeroportuária, das companhias aéreas e dos coordenadores de slots para estabelecer posições sobre as regras de slots, trabalhou em uma proposta para as autoridades que preserva o melhor das regras atuais e fornece a flexibilidade necessária para ajudar na recuperação. A posição do WASB recomenda as seguintes adoções antes do final de 2020:

• Permissão de manutenção do direito de operar os slots no verão de 2022 para as companhias aéreas que devolvem uma série completa de slots até o início de fevereiro.

• Limite operacional mais baixo para manutenção de slots na temporada seguinte. Em condições normais do setor, isso é fixado no esquema 80-20. O WASB recomenda que seja alterado para 50-50 no verão de 2021.

• Definição clara para a não utilização aceitável de um slot. Por exemplo, força maior como resultado de fechamentos de fronteira de curto prazo ou medidas de quarentena impostas por governos.

“É fundamental que as autoridades adotem rapidamente as propostas do WASB, de forma harmonizada globalmente. As companhias aéreas e os aeroportos precisam de certezas, pois já planejam a temporada de verão de 2021 (que começa em abril no Hemisfério Norte) e precisam definir seus horários. Atrasos na adoção de novas regras prejudicarão ainda mais o setor neste momento em que as finanças e 4,8 milhões de empregos no transporte aéreo estão por um fio”, disse Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da IATA.

“A criação de uma abordagem globalmente compatível para a questão crucial dos slots de aeroportos é uma parte importante do apoio à recuperação da aviação. A posição unida do setor de transporte aéreo sobre o que precisa ser feito para proteger tanto a conectividade como a escolha dos passageiros é um sinal claro para as autoridades da extrema urgência da situação. É necessária uma ação agora, pois qualquer atraso dificulta ainda mais a recuperação do transporte aéreo e da economia global. Precisamos que as autoridades reconheçam a crise que vivemos e ajam com rapidez e flexibilidade”, disse Luis Felipe de Oliveira, diretor geral da ACI World.

“O WWACG vê de forma positiva a possibilidade de trabalhar com a IATA e a ACI World nos preparativos para o verão de 2021. É importante que as autoridades relevantes tomem as medidas adequadas para garantir ao setor da aviação a previsibilidade necessária no processo de planejamento nestes tempos extraordinários para todo o setor”, disse Fred Andreas Wister, presidente do WWACG.

Publicar um comentário