IATA lança certificação CEIV Fresh para o transporte de produtos perecíveis

IATA lança certificação CEIV Fresh para o transporte de produtos perecíveis

13 de março de 2019 (Cingapura) – A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) lançou uma nova certificação industrial, o Center for Excellence for Perishable Logistics (CEIV Fresh), para melhorar o manuseio e o transporte aéreo de produtos perecíveis.

“O transporte de produtos perecíveis é um mercado crescente de carga aérea. É essencial garantir que esses produtos frágeis e de vida útil curta cheguem intactos ao cliente, com desperdício mínimo. Os transportadores terão a garantia de que as empresas com certificação CEIV Fresh operam conforme os mais altos padrões de qualidade no transporte de produtos perecíveis”, disse Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da IATA.

Os requisitos específicos de tempo e temperatura para alimentos e produtos vegetais dificultam o manuseio e o transporte de produtos perecíveis. O programa CEIV Fresh atende a esses requisitos, particularmente com base nas orientações para transporte de carga perecível (PCR – Perishable Cargo Regulations) da IATA, que reúnem informações operacionais e regulatórias de especialistas do setor e do governo.

Parceiros no lançamento da certificação CEIV Fresh

A Airport Authority Hong Kong (AAHK), a Cathay Pacific, a Cathay Pacific Services Limited (CPSL) e a Hong Kong Air Cargo Terminals Limited (HACTL) foram as primeiras organizações a entrar para o programa CEIV Fresh, adotando uma abordagem comunitária nessa certificação. Esta abordagem única ajuda a alinhar as necessidades e responsabilidades de todas as partes envolvidas no manuseio de produtos perecíveis.

“Nós adotamos uma abordagem comunitária no desenvolvimento do CEIV Fresh, reconhecendo que o transporte bem-sucedido requer o alinhamento das várias partes envolvidas. Os despachantes de carga ficam tranquilos sabendo que cada estágio de manipulação dos seus produtos opera seguindo os mesmos padrões. Compreendendo o valor disso para o sucesso dos seus clientes, a AAHK foi pioneira na implementação da primeira comunidade de aeroportos com certificação CEIV Fresh do mundo”, disse Glyn Hughes, chefe global de transporte de carga da IATA.

“Estamos muito satisfeitos por sermos a primeira comunidade de aeroportos reconhecida mundialmente pela IATA em seu programa CEIV Fresh, que é um grande incentivo e reconhecimento da capacidade da comunidade de aeroportos de Hong Kong de lidar com produtos perecíveis. O HKIA é o aeroporto de carga mais movimentado do mundo desde 2010. Com a nova certificação, o HKIA está preparado para aproveitar as oportunidades de crescimento no mercado de produtos frescos e perecíveis”, disse Fred Lam, CEO da AAHK.

Sobre a IATA

A IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) representa cerca de 290 empresas aéreas que abragem 82% do tráfego aéreo global. Para mais informações sobre a IATA visite www.iata.org
Publicar um comentário