Demanda de carga aérea cresce 12% em abril em relação aos níveis pré-Covid

Demanda de carga aérea cresce 12% em abril em relação aos níveis pré-Covid

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) divulgou os resultados dos mercados globais de transporte aéreo de carga de abril de 2021. Segundo o relatório, a demanda de carga aérea continuou acima dos níveis pré-COVID (abril de 2019), com aumento de 12%.

Como as comparações entre os resultados mensais de 2021 e 2020 estão distorcidas devido ao impacto extraordinário da COVID-19, a não ser que especificado de outra forma, todas as comparações a seguir são relacionadas a abril de 2019, que seguiu um padrão de demanda normal.

• A demanda global, medida em toneladas de carga por quilômetro (CTKs*), subiu 12% em relação a abril de 2019 e 7,8% em relação a março de 2021. A demanda com ajuste sazonal agora está 5% acima do pico de agosto de 2018 antes da crise.

• O forte desempenho foi liderado pelas operadoras norte-americanas que contribuíram com 7,5 pontos percentuais para a taxa de crescimento de 12% em abril. As companhias aéreas de todas as outras regiões, exceto da América Latina, também colaboraram para o aumento.

• A capacidade permanece 9,7% abaixo dos níveis pré-COVID-19 (abril de 2019) devido à paralisação contínua das aeronaves de passageiros. As companhias aéreas continuam usando cargueiros dedicados para suprir a falta de capacidade no porão das aeronaves de passageiros. A capacidade internacional de cargueiros dedicados aumentou 26,2% em abril de 2021 em relação ao mesmo mês de 2019, enquanto a capacidade no porão das aeronaves caiu 38,5%.

• As condições econômicas e a dinâmica da cadeia de abastecimento continuam favoráveis ao transporte aéreo de carga:

o O comércio global cresceu 4,2% em março.
o A competitividade em relação ao transporte marítimo melhorou. As taxas de carga aérea se estabilizaram desde que atingiram o pico em abril de 2020, enquanto as taxas de contêineres permaneceram comparativamente altas. Enquanto isso, os prazos mais longos de entrega dos fornecedores, à medida que a atividade econômica aumenta, fazem com que a velocidade da carga aérea seja uma vantagem, recuperando parte do tempo perdido no processo de produção.

“A carga aérea continua trazendo boas notícias para o setor de transporte aéreo. A demanda aumentou 12% em relação aos níveis anteriores à crise e os rendimentos são sólidos. Algumas regiões estão superando a tendência global, principalmente as operadoras da América do Norte, Oriente Médio e África. Porém, este forte desempenho não é universal. A recuperação das transportadoras na região da América Latina, por exemplo, está estagnada”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.

Desempenho por região em abril de 2021

As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico relataram aumento de 9,2% na demanda de abril de 2021 em relação ao mesmo mês de 2019. Esta foi uma melhoria significativa no desempenho em comparação com o mês anterior. A capacidade internacional permaneceu restrita na região, com queda de 18,7% em relação a abril de 2019. Como também relatado em março, as companhias aéreas da região apresentaram a maior taxa de ocupação entre todas as regiões, que atingiu 77,5%.

As transportadoras da América do Norte registraram aumento de 25,6% na demanda internacional em abril de 2021 em relação a abril de 2019. Esse forte desempenho é reflexo do apetite dos consumidores americanos por produtos fabricados na Ásia. As transportadoras norte-americanas também aumentaram sua participação de mercado, principalmente nas rotas entre a América do Norte e a América do Sul, devido às grandes frotas de cargueiros disponíveis. A capacidade internacional subiu 5,5% em comparação com abril de 2019.

As transportadoras da Europa relataram aumento de 11,4% na demanda em abril de 2021 em relação ao mesmo mês de 2019. Esse resultado indica uma melhora significativa em relação ao mês anterior. As condições operacionais mais favoráveis e a recuperação dos pedidos de exportação contribuíram para o desempenho positivo. A capacidade internacional diminuiu 17,5% em abril de 2021 em relação a abril de 2019, permanecendo inalterada em relação ao mês anterior.

As transportadoras do Oriente Médio relataram aumento de 15,3% no volume de carga internacional em abril de 2021 em relação a abril de 2019. Essa foi uma melhora significativa em comparação com o mês anterior. Os volumes com ajuste sazonal continuam com tendência de alta. A capacidade internacional caiu 17,5% em abril de 2021 em relação ao mesmo mês de 2019.

As transportadoras da América Latina relataram queda de 32,7% nos volumes de carga internacional em abril em relação ao mesmo período de 2019. Este foi o pior desempenho entre todas as regiões; além disso, representou queda no desempenho em relação ao mês anterior. Os fatores que impulsionam a demanda por carga aérea na América Latina continuam relativamente menos favoráveis do que nas outras regiões, e as companhias aéreas da região perderam participação de mercado para outras transportadoras devido à reestruturação financeira. Apesar disso, os volumes em várias rotas da região (como Europa-América Central e América do Norte-América do Sul) tiveram um bom desempenho. A capacidade internacional diminuiu 52,5% em comparação com abril de 2019.

As companhias aéreas da África registraram aumento de 30,6% na demanda de abril em relação ao mesmo mês de 2019, o melhor resultado entre todas as regiões e o quarto mês consecutivo de crescimento igual ou superior a 25% em relação a 2019. A expansão robusta nas rotas comerciais da Ásia-África contribuiu para o forte crescimento. A capacidade internacional de abril aumentou 0,6% em relação a abril de 2019.

Download da análise completa dos mercados de carga aérea de abril de 2021

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