Alexandre de Juniac deixará o cargo de diretor-geral da IATA

Alexandre de Juniac deixará o cargo de diretor-geral da IATA

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) anunciou que Alexandre de Juniac deixará o cargo de diretor-geral e CEO da Associação a partir de 31 de março de 2021.

De Juniac revelou sua intenção de deixar a IATA há vários meses, permitindo um processo tranquilo de busca e transição da liderança. O Conselho Diretivo da IATA indicará na 76ª Assembleia Geral Anual da IATA em 24 de novembro de 2020 a nomeação de Willie Walsh, ex-CEO do International Airlines Group (IAG) como o oitavo diretor geral da IATA, com efeito a partir de 1 de abril de 2021.

“Não foi fácil tomar essa decisão. Tem sido um privilégio servir ao setor global de transporte aéreo – que chamo de negócio da liberdade – como diretor-geral da IATA. Nos últimos anos, a IATA aumentou estrategicamente sua relevância como a voz da indústria global. Isso ficou evidente na crise da COVID-19. A IATA estabeleceu o caminho de retomada da conectividade aérea em meio à pandemia, com testes sistemáticos antes do embarque. Estamos nos preparando para atender às necessidades críticas de distribuição da vacina para COVID-19. Em paralelo, reestruturamos a IATA para sobreviver à crise e estar preparada para apoiar a recuperação do setor com uma organização redimensionada para atender à nova realidade. Além disso, nossa equipe é motivada e determinada. Os alicerces para a recuperação do setor estão prontos. Agora é o momento certo para transferir a liderança da IATA para este longo processo de recuperação”, disse de Juniac.

De Juniac começou na IATA em setembro de 2016. Antes disso, foi presidente e CEO da Air France-KLM.

“Alexandre atuou como líder em nosso setor neste momento sem precedentes. Sob sua liderança, a IATA se tornou uma organização mais forte e ainda mais relevante. Eu e todos os membros Conselho Diretivo agradecemos seus serviços e desejamos sucesso em seus próximos projetos. Também estou satisfeito por apresentar um candidato capacitado na 76ª AGM da IATA para suceder Alexandre nesta importante função. Estou convencido de que Willie será um grande diretor-geral da IATA”, disse Carsten Spohr, Presidente do Conselho de Governadores da IATA e CEO da Lufthansa.

As resoluções serão apresentadas na 76ª AGM da IATA, agradecendo de Juniac por seus serviços à IATA como diretor-geral e CEO e propondo Walsh como seu sucessor.

Publicar um comentário